2017/11/25

Iluminação pública LED está a aumentar a poluição luminosa


O recurso à iluminação LED nas estradas e espaços públicos pode estar a poupar energia, mas não está a ter o efeito desejado a nível da redução da poluição luminosa.

Embora o nosso planeta esteja permanentemente rodeado por um espectacular manto celestial, a verdade é que a maioria das pessoas que nasceu e vive nas grandes cidades (ou arredores) dificilmente terá tido oportunidade para olhar para cima e ficar maravilhar com o céu nocturno, tal é a luminosidade que inunda os céus. E o pior, para todos os astrónomos ou meros entusiastas que apreciem o céu nocturno, é que a situação está a ficar cada vez pior.

Um estudo revela que a poluição luminosa tem vindo a aumentar, e que a transição para a iluminação LED não tem ajudado.


Visto lá de cima, é possível ver-se os efeitos da iluminação LED nalgumas cidades, com o característico "brilho amarelado" a dar lugar à "luz branca" das lâmpadas LED; mas para além da intensidade luminosa isso também levanta preocupações a nível dos potenciais efeitos a nível da interferência com os ciclos diurno/nocturno, tanto nas pessoas como nos animais e até plantas.

No mínimo, as cidades deveriam optar por iluminação LED sem a componente azul que mais afectará o ciclo do sono; mas o ideal mesmo era que a iluminação pública fosse optimiza de modo a iluminar o que é preciso iluminar, mas sem desperdiçar parte significativa dessa energia a estragar o céu nocturno para quem quiser apreciar as estrelas.

Esperemos que seja possível compatibilizar isso... pois ainda me lembro perfeitamente do fascínio de, em locais mais remotos, olhar para cima e ver "aqueles céus" que nos deixam de queixo caído! :)

3 comentários:


  1. Próximo passo: sensorização de movimento

    ResponderEliminar
  2. Próximo passo, explosão solar que atinja bem a Terra para acabar com essa poluição luminosa toda... já que os humanos não corrigem o problema, corrige a natureza... é de borla!
    Depois é ó usufruir de uma vida sem electricidade e electrónica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois eu que dependo de um ventilador para dormir, contrato-te para dares à manivela ;)

      Eliminar