2017/11/04

Programa a tua casa inteligente com Node-RED e MQTT


Por esta altura já todos sabem que os módulos Sonoff são os melhores amigos das casas inteligentes, mas quando chega o tempo de os programar para fazerem o que queremos temos muitas opções, e o Node-RED é um que poderá apelar a quem deseja fazer coisas mais complicadas.

A infinidade de sistemas existentes faz com que, quem queira ter uma casa inteligente "por medida" tenha que se desenrascar a integrar módulos variados, e quase sempre isso acaba por significar que a solução final passe por usar MQTT como forma de colocar tudo a comunicar com tudo. Isso é algo facilitado pela possibilidade de se usarem firmwares alternativos nos Sonoff - ou em módulos feitos pelos próprios utilizadores (como alguns dos nossos leitores têm feito para as suas casas).

Basicamente, com MQTT temos todos os módulos a enviarem uma mensagem sempre que há alguma alteração (como alguém que carrega num botão, ou é detectado movimento, etc. dependendo do módulo) e havendo também acções para comandar módulos (por exemplo, acender ou apagar uma luz, ou ajustar a sua luminosidade). É aqui que entra o Node-RED, pois disponibiliza uma ferramenta de programação visual que se pode tornar num precioso auxiliar para casos de acções complexas.

Não hã falta de exemplos na internet, mas podem seguir este exemplo bastante detalhado no Instructables que explica tudo passo por passo, assim como espreitar o vídeo que se segue, que é longo mas também permite esclarecer praticamente todas as dúvidas que se possa ter.




4 comentários:

  1. Algum módulo da Sonoff premite o controlo de motor eléctrico de estores? Tipo o Fibaro FGR222?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos uma grande "thread" sobre isso na mailing list. É possível, mas há módulos mais recomendados para essa função (para além de que o tamanho dos sonoff também obriga a que fossem instalados na caixa do estore e nao atrás do interruptor).

      Eliminar
    2. Como se acede à mailing list?

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar