2017/12/05

AI da Nvidia transforma Inverno em Verão e dia em noite


Depois dos filtros do Instagram e das manipulações no Photoshop, em breve teremos que lidar também com a transformação completa de fotos (e vídeos) por conta da inteligência artificial.

Nos últimos anos temos sido surpreendidos por sistemas cada vez mais avançados de manipulação de imagens que vão sendo colocados à disposição do público. Hoje em dia já é considerado natural poder seleccionar-se um elemento indesejado numa foto e vê-lo desaparecer sem que a imagem fique com um "buraco"; e até o redimensionamento da imagem, para que fique mais alta ou larga pode ser feita sem que se tenha que cortar os elementos mais importantes que se queiram manter. Mas a Nvidia já trabalha numa manipulação feita ainda a mais alto nível, com ajuda da inteligência artificial.

Este sistema da Nvidia é capaz de pegar numa imagem captada durante o Inverno e transformá-la numa imagem de Verão, incluindo os detalhes de fazer desaparecer a neve e adicionar a folhagem às árvores que estavam despidas. Mas as suas capacidades não se ficam por aqui, pois também pode transformar vídeos gravados num dia de sol como sendo num dia de chuva (e vice-versa) ou transformar o dia em noite, ou a noite em dia.

E logicamente... o sistema não se limita a poder ser aplicado a cenários e objectos, podendo igualmente ser aplicado a animais e pessoas, facilitando o processo de transferência de características de uma imagem para serem aplicadas em quaisquer outras. No caso de cães e gatos, facilmente se pode aplicar as características de determinada espécie a outra... e obviamente que o mesmo poderia ser também feito com rostos humanos.

... Enfim, caso ainda não tivesse ficado claro, não se pode mesmo confiar em nada que não se tenha visto com os próprios olhos. Mas fico a aguardar pela implementação deste sistema nos smartphones, para que se possam tirar fotos e depois dizer: olha, preferia que em vez de um dia de Inverno isto fosse uma noite de Verão, pode ser? :)









4 comentários:

  1. Tirando os postes de iluminação que ganham folhas e galhos, parece-me uma ótima "novidade"... ;)

    ResponderEliminar
  2. Li este artigo ontem e ia partilhar no grupo do G+ para por sua vez partilhares aqui, e acabei por me perder noutros vídeos e esqueci-me, mas como sempre estás em cima do acontecimento!

    Isto têm tanto de fascinante como de assustador!

    Já agora Carlos vê este aqui, se é que já não viste:

    https://youtu.be/dkoi7sZvWiU

    Incrível! Acho que o Elon Musk está mais que certo quanto a termos que regular certos aspectos da AI.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já tinha falado de um sistema idêntico:
      http://abertoatedemadrugada.com/2016/03/face2face-transfere-rostos-em-tempo-real.html

      E mais recentemente falei doutro em que bastava escrever o que se queria que dissessem, e aquilo tratava de tudo.

      (O problema não é a AI, como sempre, é o uso que os humanos fazem dela. :)

      Eliminar
  3. Estou a imaginar, daqui por uns anos, o pessoal a aplicar estas técnicas aos vídeos das câmaras de automóveis e a adulterar as "provas" de acidentes que poderiam ter sido culpa própria para "incriminar" terceiros...

    A chico-espertice da mente humana não tem limites...

    ResponderEliminar