2017/12/18

Anónimo doa $100 milhões em Bitcoins


A subida dos Bitcoins tem feito milionários entre aqueles que apostaram nesta criptomoeda no seu início, e alguns deles estão a demonstrar uma surpreendente resistência à ganância, doando milhões para a caridade.

Um bitcoiner anónimo conhecido apenas pelo nome "Pine" criou o "Pineapple Fund" em que irá disponibilizar 5057 Bitcoins para doar a instituições de caridade e de interesse público. Ora, considerando que ainda há pouco tempo os Bitcoins atingiram novamente os 20 mil dólares, estamos a falar de mais de 100 milhões de dólares que um único anónimo irá doar!

Até ao momento já foram distribuídos alguns milhões (que podem ser comprovados através da lista de transferências dos Bitcoins, e também já confirmados por algumas destas instituições) pelo que não se trata apenas de uma manobra mediática de alguém que queira demonstrar este lado positivo da fortuna gerada pelos Bitcoins.

O que é certo é que este fundo dará que pensar a todos aqueles que sonham com a possibilidade de eles próprios se tornarem "milionários" por conta dos Bitcoins ou algo equivalente, mas que poucas vezes param para pensar no valor que considerariam suficiente para poderem viver as suas vidas tranquilamente e partilharem o resto do muito que tivessem, com outras pessoas e causas que apoiassem. Este senhor "Pine" refere que muitos dos que inicialmente apostaram nos Bitcoins continuam a ter vidas normais, tendo vendidos os seus Bitcoins há muito tempo, quando achavam que já tinham um valor suficiente e que lhes daria jeito para pagar as rendas, contas da água, electricidade, etc. No caso dele, manter os milhares de Bitcoins permitiu-lhe chegar a este ponto na sua vida em que pode dar-se ao luxo de doar mais de 100 milhões de dólares que outros seguramente amealhariam num cofre forte, ao estilo de um Tio Patinhas sempre em buscar de mais e mais moedas.

Segundo este próprio indivíduo, nem sequer a sua família sabe que ele está a doar esta fortuna, e que a vida é muito mais simples quando as pessoas pensam que alguém está apenas "razoavelmente bem" (em termos financeiros) do que quando sabem que se é um multi-milionário.

... Já imaginaram se todos os multimilionários fossem assim?

7 comentários: