2017/12/17

Blue Origin leva manequim até ao espaço


Embora sem o mediatismo da SpaceX e Elon Musk, a Blue Origin de Jeff Bezos também está bem encaminhada na sua missão de levar turistas até ao espaço, tendo agora demonstrado como isso seria... usando um manequim.

Há mais de um ano que a Blue Origin não fazia um lançamento, mas a demora parece ter compensado, com o seu foguete New Shepard a ter concretizado com sucesso a missão de levar a cápsula e passageiro (apropriadamente chamado de "Mannequin Skywalker") até ao espaço e fazendo-o regressar são e salvo.

São apenas 11 minutos que se poderão equiparar à de uma viagem num parque de diversões... mas com bilhetes certamente bastante mais caros, e com maior potencial para que algo corra mal. Ainda assim, será fácil imaginar que, demonstrando-se a capacidade de fazer tais lançamentos de forma segura, não haverá falta de interessados em embarcar nesta viagem única de uma vida - nem que seja como uma pequeno "molhar o pé" naquele grande universo misterioso que nos rodeia por todos os lados.

Se tudo correr bem, as primeiras viagens com passageiros poderão começar já em 2019... e depois é esperar que a concorrência entre SpaceX e Blue Origin possa fazer com que os preços dos bilhetes espaciais venha para valores considerados aceitáveis. (E ainda temos a Virgin também a lutar por isso.)

Por via das dúvidas, é melhor comprar uns Bitcoins (que novamente chegaram a máximos históricos). Pode ser que nessa altura já permitam comprar vários bilhetes para estas viagens espaciais, ou até reservar uma suite no primeiro hotel espacial... :)


1 comentário: