2017/12/22

Dalsa lança câmara de 86MP


Numa altura em que nos smartphones a corrida aos megapixeis parece ter ficado suspensa, há outros fabricantes que não abdicam de lançar câmaras com muitos mais megapixeis do que aqueles a que estamos habituados, como acontece com a nova Falcon4 da Dalsa, com 86MP.

Concebida para aplicações industriais e aeronáuticas, esta Falcon4 de 86MP não só tem a incrível quantidade de 86 Megapixeis (equivalente a mais de 40 ecrãs Full HD) como usa pixeis de 6x6 microns e é capaz de captar imagens de 10720x8064 pixeis a 16 frames por segundo - e isto usando global shutter, pelo que não ficamos sujeitos aos estranhos efeitos dos rolling shutters que tão bem conhecemos.


A probabilidade de vermos um sensor destes num smartphone é praticamente impossível, nem que não fosse pelo simples facto do tamanho do sensor (64 × 48 mm), por si só, ser maior que alguns telemóveis. Mas, sempre poderá servir de inspiração para o tipo de imagens que gostaríamos de poder captar com uma câmara que andasse connosco para todo o lado.

... E depois também há aquele pequeno "pormenor" do preço; tanto do sensor, como das lentes que depois serão necessárias para tirar o máximo partido dele... e em que, para qualquer um dos casos, estaremos a falar de valores que assustariam até aqueles que acham que o iPhone X é um smartphone acessível. :)

1 comentário: