2017/12/16

Dept. de Saúde da Califórnia recomenda manter telemóveis afastados do corpo


O tema dos potenciais riscos de saúde causados pelos telemóveis volta a surgir, com o Departamento de Saúde Pública da Califórnia a recomendar que não se mantenham estes equipamentos junto ao corpo, com base num estudo que aponta riscos sério de saúde devido a essa proximidade.

Embora até ao momento ainda não tenha havido nenhum estudo que definitivamente demonstra os riscos de saúde dos telemóveis, a verdade é que não faltam exemplos passados de como muitos efeitos nocivos de outros produtos foram deliberadamente escondidos do público durante décadas (como os flagrantes casos do tabaco e da gasolina com chumbo). Há quem alerte que é apenas uma questão de tempo até que as emissões dos telemóveis também sejam tratadas da mesma forma... sendo por isso importante começar a minimizar esses riscos desde já.

Uma vez que a potência das ondas de rádio se reduz de forma exponencial, o ideal será manter os telemóveis / smartphones afastados do nosso corpo o mais possível, sendo que todos os centímetros contam. A recomendação do Departamento de Saúde Pública da Califórnia é a de que não se mantenham os telemóveis encostados directamente ao corpo, que se evitem fazer chamadas com o telemóvel encostado à orelha - especialmente quando se está numa zona com pouca rede, em que a potência das emissões será mais elevada - e também não manter o smartphone na mesa de cabeceira enquanto se dorme.

A recomendação aplica-se ainda mais às crianças, que vão tendo contacto com estes produtos cada vez mais cedo, e muitas vezes com tendência para falarem durante horas e horas ao telemóvel com os amigos. Neste caso, será importante definir limites, e será mais adequado falarem com os amigos usando mensagens, ou usando o alta-voz.

Que será complicado evitar o uso dos telemóveis e smartphones mesmo que se venha a demonstrar que existem riscos sérios, isso já todos sabemos; mas isso não impede que se possam tomar o máximo de precauções e reduzir essa exposição ao mínimo desde já...

1 comentário:

  1. Boa dia. Uma ajuda, se possível: nos comentários não consigo que aparece o meu nome Google, mas apenas o Amo-te. Já dei voltas e voltas na conta Google a alterar configuração, mas permanece na mesma. Deve ser uma coisa simples... alguma dica?

    ResponderEliminar