2017/12/28

Face ID utilizado para apagar rosto do utilizador


Um developer japonês deu uso ao Face ID do iPhone X para apagar o seu rosto - o que poderá ser uma excelente forma dos mais tímidos fazerem videochamadas.

O Face ID do iPhone X veio permitir fazer o tracking do rosto dos utilizadores em 3D e de forma bastante mais precisa, e há quem se divirta a explorar as possibilidades que isso permite. Depois dos efeitos de aplicar máscaras 3D ao rosto, um developer japonês decidiu experimentar o inverso: apagando completamente o rosto do utilizador, deixando-o como se fosse transparente.



Na verdade trata-se apenas de aplicar o mesmo efeito já bem conhecido dos ecrãs verdes e azuis, sendo que o sistema depende de se ter capturado uma imagem do fundo, sem a pessoa, e depois de limita a apresentar essa mesma imagem na zona a "eliminar" - que neste caso é determinada pela posição do rosto do utilizador, mantendo apenas os olhos e boca (e cabelo).

Não passa de uma curiosidade... mas penso que teria sido mais eficaz ter criado um efeito ao estilo da camuflagem óptica do "Predador"... :)

1 comentário:

  1. Pergunto-me a mim próprio: Porque não colocar antes uma imagem com uma linda paisagem ou simplesmente uma foto do local onde se encontra e pronto?

    (vá, não deixa de ser curioso, mas digo isto: há muita gente com demasiado tempo livre a mais... ;) )

    ResponderEliminar