2017/12/26

FilePursuit encontra todos os conteúdos acessíveis publicamente na net


Regularmente somos confrontados com notícias de "roubo" de bases de dados que estavam publicamente disponíveis em servidores mal configurados; agora temos um serviço que nos mostra que outros conteúdos estão publicamente acessíveis para todo o mundo.

Quer seja intencional ou devido a uma má configuração de um servidor ou serviço, a verdade é que existe todo um universo de conteúdos publicamente acessíveis por esta internet fora. O FilePursuit (também disponível em app para Android) é um motor de busca que percorre a internet em busca destes conteúdos, ao estilo do que o Google faz com as páginas web.

Como se pode imaginar, não é difícil depararmos-nos com conteúdos de legalidade duvidosa, como ebooks, músicas, filmes e tudo o mais que se possa desejar, e que ficam à distância de um clique. Sendo que a diferença face a pesquisas em sites "pirata" é a de que estes conteúdos não implicam enfrentar páginas que exigem registos e logins, ou que tentam abrir umas dúzias de popups com publicidade abusiva, etc.

No entanto, ter em conta que lá por se ter estes conteúdos à distância de um download directo (ou streaming), isto não quer dizer que do lado de lá não tenham acesso ao IP de quem fez o download e de quando o fez. Por isso, tal como a utilização de sites "pirata", cada um está por sua conta e risco... mesmo tratando-se de conteúdos que estão publicamente acessíveis para o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)