2017/12/17

Utilizadores de Firefox indignados com extensão instalada automaticamente pela Mozilla


Aquilo que pretendia ser uma acção de promoção do Mr. Robot, série que alerta para os perigos da actividade digital, acabou por ser ela própria um dos abusos que deveriam ser evitados.

Muitos utilizadores do Firefox ficaram assustados ao depararem-se com uma extensão que foi instalada automaticamente nos seus browsers sem qualquer explicação, e cujo nome "Looking Glass" e descrição inicial de "My reality is just different than yours" apenas serviam para adicionar mais suspeitas de que fosse qualquer coisas indevida e indesejável - potencialmente malware ou spyware.


Na realidade, não se trata de uma extensão maliciosa, mas sim uma acção de promoção à série Mr. Robot, mas que a Mozilla, na ânsia de fazer com que chegasse a todos os utilizadores, acabou por se esquecer de que isto é um grave abuso da confiança dos seus utilizadores - mesmo tendo em conta que a extensão só ficaria activa depois dos utilizadores darem o seu consentimento.

Não faltaram utilizadores a reclamar fortemente nas redes sociais, referindo que, por muito popular que a série seja, muitos milhões de utilizadores do Firefox não verão a série e não terão qualquer interesse nisto (mesmo que a Mozilla se tivesse dado ao trabalho de explicar do que se tratava). Entre eles estavam incluídos diversos funcionários da própria Mozilla, que literalmente desabafavam dizendo: "mas em que é que a direcção estaria a pensar para aprovar algo assim?"

Como bem sabemos, conquistar a confiança das pessoas é algo que demora anos... mas perder essa confiança é algo que pode acontecer num instante. Com este episódio, a Mozilla já terá caído bastante nesse nível de confiança com os utilizadores dos seus produtos... e será melhor que demonstre ter aprendido com este erro e não cometa outra argolada nos próximos tempos.

5 comentários:

  1. Muito triste. Décadas a batalhar em prol de um navegador livre e isento e depois isto...
    O projeto Firefox não merecia.

    ResponderEliminar
  2. Não tive nada disso instalado :/ Foi só para alguns?

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Eu também não tenho isso instalado!

    https://uploaddeimagens.com.br/imagens/firefox-jpg--2

    ResponderEliminar