2018/01/04

AI da Nvidia cria rostos realistas a partir das vedetas


Se hoje em dia não podemos acreditar em tudo o que vemos, daqui para a frente nem sequer poderemos acreditar nas pessoas que vemos, por "culpa" da Nvidia e do seu novo sistema de criação de rostos.

Embora a manipulação de imagens há muito nos tenha ensinado a que nem sempre uma pessoa é exactamente como parece ser nas revistas, a questão é que em princípio teria por base uma pessoa real. Agora, deixamos de poder ter a certeza de que um rosto que vemos numa foto seja mesmo de uma pessoa real.

A Nvidia criou um sistema de inteligência artificial que é capaz de gerar rostos realistas a partir de bases de dados de fotos, e os resultados... têm que ser vistos. Embora tudo comece com um bloco de pixeis incompreensíveis, bastam poucos dias para se começar a ter um rosto bastante realista (embora por vezes demonstrando um pouco em demasia as influências originais de um qualquer rosto famoso) com os resultados a serem considerados "completamente realistas" ao fim de duas ou três semanas.


E não se pense que o sistema funciona apenas com rostos bonitos. Mudando-se os parâmetros de funcionamento e exemplos iniciais, os resultados mudam drasticamente, para todos os géneros de rostos que se possam pretender...


Embora por agora o sistema se limite a criar imagens estáticas, não será difícil antever que seja apenas uma questão de tempo até que estes rostos virtuais das fotografias possam dar origem a vídeos - e já tivemos exemplos de como é fácil manipular vídeos para que os rostos digam o que se quiser que digam.

Em suma... mesmo vendo-se um vídeo de alguém que pareça uma pessoa real a dizer algo, já não só teremos que duvidar se realmente estará a dizer o que estamos a ouvir, como teremos que duvidar se a tal pessoa "real" será mesmo real.


1 comentário: