2018/01/04

Asus adiciona mesh aos seus routers via AiMesh


A necessidade de ter uma rede WiFi decente em todos os pontos de uma casa tem feito os fabricantes apostarem em soluções mesh, mas no caso da Asus, vai permitir utilizar os routers já existentes para criar essa rede.

Ao contrário do que acontece quando se usam repetidores (e que reduzem para metade a largura de banda disponível), uma rede mesh consegue manter o desempenho ideal mesmo tendo múltiplos pontos de acesso - e ao contrário da chatice de gerir múltiplos pontos de acesso diferenciados, toda a rede continua a funcionar como se fosse uma só.

Já existem diversas soluções mesh para uso doméstico, mas a Asus dispensa a compra de um sistema completamente novo ao disponibilizar uma actualização de firmware para os seus routers com o AiMesh, que permite transformar routers Asus em pontos de acesso de uma rede mesh.


A Asus espera fazer chegar esta funcionalidade a praticamente todos os seus router, mas por agora os modelos que ficam aptos a usar este AiMesh são os routers RT-AC68U, RT-AC86U, RT-AC88U e RT-AC3100. Os modelos tri-band RT-AC5300 e ROG Rapture GT-AC5300 estão neste momento em beta testing e deverão ser integrados em breve; com a actualização a dever chegar a mais routers ao longo do ano.

Uma boa notícia para quem tiver um destes routers da Asus e estivesse a contemplar a compra de um sistema mesh... Assim, bastará ir adicionando mais routers, sem ter que se desfazer dos routers que já tinha comprado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)