2018/01/05

Cabo magnético micro-USB / USB-C / Lightning a €6

Para quem não tem um smartphone com carregamento wireless, a opção que se segue para minimizar o "tira-e-mete" de cabos é recorrer a um cabo de encaixe magnético; e o que trazemos hoje trata do assunto para qualquer smartphone ou tablet que tenham.

Este cabo USB magnético de 6 euros não só se destaca por ter a parte da ficha que fica no smartphone com um perfil reduzido (ao contrário de alguns outros cabos magnéticos) como resolve também o assunto para quem tiver múltiplos equipamentos, pois já vem com três adaptadores para o mesmo cabo: a tradicional ficha micro-USB, uma ficha USB-C para equipamentos mais recentes, e ainda uma ficha Lightning para iPhones e iPads.

Todas as 3 fichas se encaixam / desencaixam com facilidade no cabo principal, e com força suficiente para que não se soltem acidentalmente, mas sem que também obriguem a um esforço exagerado quando é altura de separar o cabo do equipamento. É o verdadeiro regresso do "MagSafe", em versão multi-formato.


O encaixe é feito de forma reversível em todas as fichas, permitindo encaixar em qualquer orientação para efeitos de carregamento. No entanto, para transferência de dados, há que encaixar o cabo do "lado correcto" - um pequeno detalhe que não afecta o factor comodidade de poder ligar o mesmo cabo a iPhones e Android, sem preocupações de estar a acertar "no buraco".

Tenho usado destes cabos nos smartphones que tenho sem carregamento wireless e, se os usarem com capas de protecção, a parte saliente da ficha no smartphone nem se faz notar. E então se usarem múltiplos equipamentos com estas três fichas... com um só cabo de 6 euros ficam com o assunto arrumado.


Actualização: também têm estes a 90º que podem ser interessantes para algumas situações.

11 comentários:

  1. "Para quem não tem um samrtphone"
    Smartphone

    ResponderEliminar
  2. Há uns tempos comprei um cabo do género (apenas microiUSB) para proteger a porta de carregamento do tablet do miudo de esticões no cabo, mas aquilo estava tão apertado de meter que tive medo de estragar a ficha e nunca cheguei a usar...

    ResponderEliminar
  3. Também tinha o problema da parte saliente da ficha bater na capa. Entretanto o tablet (Nvidia Shield) avariou-se (simplesmente deixou de ligar) e não foi da ficha de carregamento (como eu previa que fosse a 1a avaria, pois continua a carregar).

    ResponderEliminar
  4. Que pena que as fichas não são em ângulo de 90°. Seria perfeito para colocar em suportes na vertical.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Sim (por acaso ainda esta semana me chegaram alguns cabos com fichas a 90° mas não dão para isso; são para carregar enquanto se tem o smartphone em landscape. :)

      Mas sim, é uma lacuna que estes fabricantes podiam resolver, criar as fichas "de encaixe" em variados formatos, para landscape, para suportes na vertical, etc. :) 

      Eliminar
    2. Isto?
      https://www.gearbest.com/chargers-cables/pp_1534726.html

      Eliminar
    3. Fantástico! Obrigado rsantos.

      Eliminar
  5. Comprei e recomendo! Muito boa qualidade, são forrados a "tecido", comprimento muito interessante! Até ao momento, 3 a funcionar 5 estrelas!

    ResponderEliminar