2018/01/28

Coincheck vai devolver $400 milhões em criptomoedas roubadas


A exchange japonesa Coincheck foi vítima de roubo de critomoedas no valor de 400 milhões de dólares, mas diz que vai reembolsar os seus clientes.

Os utilizadores de criptomoedas que alertam para os riscos de confiar nas exchanges voltam a ter mais um incidente para servir como exemplo: hackers conseguiram roubar 523 milhões de criptomoeda NEM, no valor de 400 milhões de dólares e afectando cerca de 260 mil clientes.

Felizmente, tal como no caso do Bitfinex, também aqui a exchange diz que irá reembolsar os clientes, de modo a manter intacta a sua reputação e continuar a merecer a confiança dos mesmos.

Não sei se tal será possível, a não ser que rapidamente expliquem o que falhou e que medidas tomaram para se assegurarem que casos idênticos voltam a acontecer; pois se desta vez os seus clientes tiveram sorte e poderão manter as suas criptomoedas... nada lhes garante que da próxima vez elas desapareçam de vez, e sem direito a retorno.

Para quem levar a segurança das suas criptomoedas a sério, nada como as manter na sua própria carteira pessoal (em vez de numa exchange)... mas obviamente sendo da sua responsabilidade mantê-la segura, tal como seria caso estivessem a guardar dinheiro "físico".

1 comentário:

  1. Incrível. Poucos batem os japoneses em questões de "honra" ou garantia de compromissos.
    Uma coisa destas nos EUA ou na Europa daria uma "insolvência" imediata.

    ResponderEliminar