2018/01/23

Google lança Gboard Go mas só para Android 8.1

A Google junta o teclado Gboard à família de apps Go mais poupadas, mas infelizmente serão poucos a poder tirar partido dele.


A Google parece estar finalmente apostada em melhorar a experiência do Android nos equipamentos com menor poder de processamento, disponibilizando o Android Go aos fabricantes e lançando versões "light" das suas principais aplicações. Depois do Youtube e do Maps, é agora a vez do Gboard, o teclado que a Google disponibiliza para o Android. Infelizmente, a aplicação apenas está disponível para equipamentos a correr o Android 8.1 - o que neste momento reduz drasticamente o número de pessoas que poderiam beneficiar dele.

Em termos de funcionalidades, podem contar com uma versão semelhante ao Gboard "completo". Continua a suportar temas, gestos e pesquisa integrada, mas a pesquisa de GIFs e os autocolantes foram removidos. O ponto mais importante está no consumo de RAM, com a versão "light" a consumir 30MB, contra os 70MB do Gboard "normal".

Caso desejem experimentar esta versão, podem passar no APK Mirror, mas não se esqueçam dos requisitos mínimos para o poderem experimentar (Android 8.1)

1 comentário: