2018/01/31

Samsung lança Z-SSD de 800GB


Quem gostar de ter o melhor e mais rápido hardware no seu computador poderá adicionar o novo Z-SSD de 800GB da Samsung à sua lista de desejos.

Se é certo que não há falta de SSDs PCIe rápidos, esta série Z-SSD da Samsung leva as coisas ao extremo, sendo destinado a aplicações de super-computação, AI, e todas as que necessitem de ter acesso instantâneo a grandes quantidades de dados; neste caso, 800GB.

O SZ985 Z-SSD vem com chips Z-NAND que são 10 vezes mais rápidos que os mais comuns chips V-NAND de 3-bits, e é acompanhado por 1.5GB de RAM LPDDR4 a servir de cache. Isto resulta num desempenho 1.7x superior a um SSD PM963 a 750K IOPS, com uma latência de escrita cinco vezes inferior, de apenas 16 microsegundos.

A nível de longevidade, oeste Z-SSD de 800GB está garantido para suportar até 30 DWPD (Drive Writes per Day) durante 5 anos; ou seja, podem gravar 30 vezes 800GB diariamente... num total de 42 petabytes ao longo dos cinco anos.

O preço não foi anunciado, mas como se poderá imaginar, deverá estar ao nível das suas prestações. Para uso "doméstico", resta a esperança de que a variante de 240GB deste Z-SSD possa eventualmente ter um preço ainda dentro do orçamento de quem quer ter uma máquina "artilhada".

1 comentário:

  1. Finalmente vemos este tipo de tecnologia, estivemos muito tempo parados com os famosos discos mecânicos.

    ResponderEliminar