2018/01/17

Skygofree consegue espiar praticamente tudo o que se fizer num smartphone Android


Considerando a falta de actualizações para a esmagadora maioria dos smartphones Android, torna-se ainda mais preocupante a confirmação da existência de software de espionagem que consegue fazer todo o tipo de operações que as mentes mais paranóicas seriam capazes de imaginar.

Da próxima vez que virem um filme de espionagem em que alguém use um smartphone infectado para fazer todo o tipo de coisas que estamos habituados a ver nos filmes, será difícil verem-no com os mesmos olhos ao saber que tudo isso e muito mais será de facto possível de fazer na realidade. Este Skygofree é um produto que é capaz de tirar proveito de múltiplas vulnerabilidades para ganhar acesso root e, a partir daí, realizar as suas operações que incluem: captar fotos, vídeo, gravar som, aceder aos registos de chamadas e localização, eventos do calendário, etc.

Mas as suas capacidades não se ficam por aqui. Também tem a curiosa funcionalidade de permitir fazer gravações áudio com base em geo-localização (por exemplo, gravar conversas quando a vítima está no trabalho, ou em casa), consegue aceder a mensagens do WhatsApp através dos serviços de acessibilidade, fazer gravações de chamadas do Skype, e também consegue forçar que os smartphones se liguem a redes WiFi controladas pelos atacantes (previsivelmente para facilitar o acesso aos dados que estão a ser espiados).

A sofisticação deste software faz suspeitar que se trate de um produto de uma empresa de segurança que forneça este software a entidades policiais e governamentais, com algum do seu código fonte a apontar para que o mesmo seja de origem italiana.

... O que é certo, é que com tudo isto começa a ser cada vez mais difícil ter certezas quanto ao que os smartphones poderão estar a fazer em segredo. Parece-me que o consumo de bateria ainda vai acabar por ser um dos melhores indicadores para se saber se está a haver actividade indesejada no nosso smartphone. E assim, a não ser que estes "espiões" consigam fazer software de espionagem ultra-eficiente, serão logo detectados quando se chega ao meio do dia e se vê que o nível da bateria está bastante abaixo do que seria suposto. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)