2018/01/06

Terra e Lua apanhadas na mesma foto pela OSIRIS-REx


Um dos problemas mais comuns quando se fala do espaço é compreender as imensas distâncias, mas graças à sonda OSIRIS-REx temos mais uma fantástica imagem que nos mostra a Terra e a Lua em perspectiva real de como é vista do espaço.

A sonda OSIRIS-REx (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, and Security–Regolith Explorer) tem como missão viajar até ao asteróide Bennu, que se pensa poder conter material orgânico, recolher amostras e trazê-las de volta à Terra; mas no caminho, teve uma excelente oportunidade para nos mostrar o nosso pequeno planeta e respectivo satélite, como seria visto por um visitante espacial.

Captada a cerca de 5 milhões de quilómetros da Terra, a câmara da OSIRIS-REx conseguiu apanhar a Terra e a Lua na mesma foto, dando-nos uma visão perfeita da distância que separa estes dois corpos celestes (apenas com uma pequena ajuda digital para tornar a lua mais brilhante, para ser mais facilmente visível).


Para os fãs das teorias da conspiração que tentarem medir a distância entre a Terra e Lua na imagem e chegarem à conclusão que não "bate certo", a questão é simplesmente matemática, já que a foto foi captada de um ângulo em que essa distância parece ser mais reduzida por efeito da perspectiva e do posicionamento de ambas em relação à sonda.

Se tudo correr bem, a OSIRIS-REx deverá chegar ao Bennu em Dezembro deste ano e regressar à Terra com as amostras do asteróide em 2023.

4 comentários:

  1. Se tivéssemos uma sociedade impressionada com isto em vez do que a kardashian comeu ao pequeno almoço, com certeza já teríamos carros voadores :) - Mori 2018

    ResponderEliminar
  2. Até que enfim uma foto que prova que o planeta é plano, mas cuidado para não chegar à borda ou podem cair ahahahahahahah

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito mais desta
    https://io9.gizmodo.com/the-earth-and-the-moon-in-a-single-frame-1652534967

    ResponderEliminar