2018/01/31

Vivaldi 1.14 ganha modo de leitura vertical


O Vivaldi, o browser criado pelo fundador do Opera Software, está a celebrar o 3º aniversário, e celebra a ocasião com a chegada da versão 1.14 que vem com algumas novidades interessantes.

Uma das novidades de destaque, que a equipa diz ser uma novidade mundial, é o modo de leitura vertical. O "Reader View" é o modo de leitura que limpa os artigos de todos os elementos supérfluos e nos deixa apenas o conteúdo de interesse, e que também facilita ajusta o tamanho e espaçamento do texto para facilitar a leitura. O modo vertical torna-se de particular interesse para os utilizadores que usem línguas como o chinês, japonês e coreano, que melhor se adaptam a esta orientação.

Para além disto esta versão vem com suporte para Markdown nas Notes, facilitando a criação de apontamentos associados a sites e páginas com formatação do texto; web panels que podem ser arranjados e posicionados à medida de cada utilizador; e também a ordem dos motores de pesquisa pode ser reordenada através de simples "arrastar e largar".

O Vivaldi 1.14 fica disponível a partir de hoje para todos os utilizadores que o quiserem experimentar.

1 comentário: