2018/01/25

Wine chega ao Android


O Wine tem permitido que muitos utilizadores de Linux possam correr programas Windows nas suas máquinas, e com a chegada da versão 3.0... tal passa também a ser possível em Android.

O Wine 3.0 vem com uma longa lista de novidades e melhorias, mas a mais curiosa será a sua capacidade para funcionar também em Android - abrindo as portas a correr programas Windows na mais popular plataforma mobile do momento.

No entanto, há ainda muito por fazer e esta promessa continua a estar longe daquilo que se esperaria do "Wine" em Android. Para além de ainda ser bastante instável ao ponto de nem sequer funcionar em todos os smartphones, ainda não suporta Direct3D em Android, o que limita os jogos aos que puderem utilizar OpenGL - mas não que isso importe muito, pois será necessário utilizar uma máquina Android com CPU x86, pois o Wine não integra um emulador (por agora). Ou seja, para a maioria dos dispositivos Android, só será possível correr programas Windows que funcionassem no Windows RT.

É no entanto um marco interessante na história do Wine (e do software em geral) e, quem sabe, daqui por mais alguns anos, quando tivermos a emulação dos x86 no Wine via QEMU a funcionar... seja possível correr qualquer programa Windows num smartphone Android, sem grandes complicações.

2 comentários:

  1. Sem dúvida, um marco bastante interessante na história quer do Wine.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (bolas!) quer do software em geral. Concordo totalmente.

      Numa altura em que os grandes tentam a todo o custo fechar ao máximo as suas plataformas e soluções, isto é das melhores notícias para o início deste ano.

      Eliminar