2018/02/19

Amazon já vende placas gráficas "à meia dúzia"

Caso ainda tivessem alguma dúvida quanto ao impacto da mineração das criptomoedas no mercado das placas gráficas, eis que temos algo que poderá elucidar quanto à dimensão deste fenómeno: a Amazon já vende placas gráficas em pacotes de seis.

Qualquer pessoa pode recorrer à potência de uma, ou mais, placas gráficas para começar a ganhar dinheiro por conta das criptomoedas, e normalmente - assim que valida o processo e confirma os rendimentos - rapidamente começa a fazer contas de multiplicar e a considerar a compra de mais placas.

Esta procura tem feito disparar o preço das placas gráficas, com as mais apetecíveis a estarem continuamente esgotadas, e também faz com que comecem a surgir placas gráficas em pacotes de seis... e não comprovando que "à (meia) dúzia é mais barato".

Pacotes de seis Nvidia GTX 1060 atingem preços de quase 4000 dólares (refiro-me às de 6GB, já que as de 3GB se tornaram desaconselháveis para esta função), e no caso das GTX 1070 os preços podem chegar aos 6400 dólares... ou seja, mais de 1000 dólares(!) por cada GTX 1070, placa que habitualmente teria um preço na casa dos 450 dólares.

... Quem imaginaria... ter hardware informático que ao final de um ano pode valer o dobro do preço a que foi comprado?

1 comentário:

  1. A última frase diz mesmo muito, eheh...
    Nunca o investimento em hardware foi especulativo, até chegar o fenómeno da mineração de criptomoedas. ;)

    ResponderEliminar