2018/02/09

Chrome vai marcar páginas sem https como inseguras


O tempo em que se podia confiar na internet para transferir dados sem interferência há muito que desapareceu, motivo pelo qual o Chrome vai começar a sinalizar as páginas http como inseguras a partir de Julho.

Com a chegada do Chrome 68 em Julho, a habitual indicação de "páginas normais" atribuídas às páginas http vai dar lugar a uma indicação mais realista, de que se tratam de páginas inseguras.


Uma alteração que faz todo o sentido, considerando que uma transferência não oferece qualquer garantia de que o que se está a ver é exactamente aquilo que o servidor nos enviou. Estes dados podem estar a ser modificados por qualquer pessoa que esteja no percurso que essa informação percorrer (os ataques Man-in-the-Middle), podendo ser algo tão inócuo quanto adicionar mais alguns elementos de tracking à página (ou publicidade adicional)... como algo mais grave, como redireccionar formulários com dados privados para outro sítio qualquer.


Por isso mesmo, e para não dizerem que não nos preocupamos com a segurança dos nossos leitores... a partir de hoje passam a poder aceder ao Aberto até de Madrugada também através de https. :)


Todos os links anteriores e acesso sem https continua a estar disponível para efeitos de compatibilidade, mas será recomendável que a partir de agora passam visitar-nos via https... por via das dúvidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)