2018/02/11

Como é cair num buraco negro


Os buracos negros são algo que captura a imaginação de todos os que se interessam pelo nosso Universo... e agora temos uma simulação que tenta ser cientificamente correcta de como seria cair dentro de um.

Para quem não está familiarizado com os buracos negros, referem-se a regiões do espaço com uma gravidade tão elevada que nada, nem sequer a luz, lhe consegue escapar. São o tipo de coisa capaz de inspirar pesadelos - especialmente quando se descobre que temos um buraco negro gigante no centro da nossa galáxia - mas sendo que na verdade, não há assim tanto motivo para isso.

A verdade é que, à distância, um buraco negro se comporta como qualquer outro ponto gravitacional (como uma estrela, como o nosso próprio Sol), pelo que se se tivesse um por perto, o mais certo seria ficamos em órbita dele durante alguns milhões de anos sem que fosse necessário pensar nele como um "aspirador" que suga tudo em seu redor. Mas adiante...

Ora, se não conseguimos prever o que se passa no seu interior, há quem tente imaginar com base em toda a informação teórica existente como seria cair dentro de um buraco negro e nos apresente as seguintes simulações. Sendo que a parte mais curiosa será a imensa distorção do espaço (e tempo) que vai aumentando à medida que nos aproximamos...

Claro que não estamos perto de conseguir validar se as coisas se passarão mesmo assim... mas... vamos acreditar que o engenho humano talvez, um dia, até venha a conseguir fazê-lo (se até lá não destruirmos o nosso próprio planeta e nos auto-extinguirmos!)




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)