2018/03/13

2 módulos de tomada WiFi por €21


Há cada vez mais pessoas a aderirem ao comodismo de terem produtos controlados remotamente, e hoje trago-vos dois módulos de tomada compactos que estão disponíveis por 21 euros o par e que são compatíveis com Alexa, Google Assistant e IFTTT.

Controlar produtos eléctricos com um toque numa app nem sempre é tão prático quanto ligar e desligar um botão físico (que também existe nas tomadas), mas ninguém pode negar que estes módulos inteligentes abrem todo um novo mundo de possibilidades a um preço bastante acessível. Este pack de 2 módulos de tomada WiFi está disponível por apenas 21 euros; e mais interessante do que poderem ser controlados através da sua app é terem integração com Alexa, Google Assistant e IFTTT.


Quer isto dizer que, para além de poderem usar as funcionalidades da app, como o controlo remoto, temporizações, etc. poderão também ligar ou desligar os aparelhos que ligarem a estes módulos com simples comandos de voz ou... interligando-os com toda a infinidade de programações possíveis via IFTTT - como por exemplo: ligar um candeeiro de pé quando chegam a casa ao final da tarde; garantirem que estes aparelhos são desligados todos os dias à meia-noite (ou noutro horário à vossa escolha); desligarem algo quando saem de casa; etc. etc.

Os módulos em si têm tamanho relativamente compacto e anunciam uma carga máxima de 2200W /  10A (sendo que, para evitar complicações, recomendaria não passarem dos 1200W, para se ficar com folga suficiente). O preço de 21 euros é mesmo "à nossa medida" para evitar problemas com a alfândega... pelo que... se se quiserem iniciar neste mundo da domótica... é um bom primeiro passo.

3 comentários:

  1. Oi Carlos. Achas que é integrável no home assistant? Tks.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por agora penso que ainda não, mas havia gente a trabalhar nisso (estes módulos usam a app/API Smart Life):
      https://community.home-assistant.io/t/add-support-for-smart-life-components/27436/4

      Pode-se sempre desenrascar via IFTTT, mas fica com um delay relativamente à actuação local.

      Eliminar