2018/03/03

Alemanha quer criar "taxas dos memes" sobre sites de partilha de imagens


Os portugueses (e outros europeus) já estão resignados à profunda injustiça de terem que pagar taxa pelo armazenamento digital, com a justificação de que eventualmente poderia utilizá-lo para guardar conteúdos protegidos pelo direito de autor; agora, a Alemanha quer aplicar a mesma "lógica" às imagens para criar uma verdadeira "taxa dos memes".

A taxa da cópia privada é das coisas mais aberrantes que temos na nossa era digital, obrigando todos os consumidores a pagarem "por algo que eventualmente possam vir a fazer com conteúdos pelos quais já pagaram" (mesmo que nunca o venham a fazer), mas em breve poderemos ter que olhar com outros olhos para os populares memes.

A Alemanha está preocupada com a utilização de imagens potencialmente sujeitas a direitos de autor nos memes, e por isso está a considerar a aplicação de mais uma taxa cega aplicada a todos os sites de partilha de imagem de modo a compensar os eventuais detentores dos direitos de autor. Para além de ser uma ideia tão aberrante quando a taxa da cópia privada, obviamente que mais uma vez fica por explicar de que forma é que forma é que eles pretenderiam fazer a devida contabilidade para determinar a que autores seriam atribuídos os devidos valores de forma justa e proporcional... mas parece que o importante será manter as entidades e estruturas que supostamente zelam pelos direitos dos autores... ao ponto de lhes fazerem o favor de também ficar com o dinheiro que para eles deveria ser canalizado.

Também fica por explicar porque motivo a Alemanha quererá cobrar uma taxa sobre algo que seguramente se enquadrará na cláusula de "fair use" (a criação de uma "paródia" sobre a imagem, sem qualquer intuito comercial) ou, não menos pior, também cobrar pela utilização de imagens que serão de utilização livre e sem qualquer direito de autor... Enfim... esperemos que não acabemos a pagar taxas por cada imagem vista, a somar a uma taxa de utilização do browser, em cima de taxas dos bytes transferidos, em cima de taxas dos gigabytes que temos... Mas parece que será esse o caminho pretendido...

6 comentários:

  1. a uniao europeia so tem um mal. é dirigida por pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por pessoas estúpidas...

      Eliminar
    2. eu estava a ser simpatico... mas estupidas ate é pouco.

      Eliminar
  2. A União Europeia é a melhor iniciativa coletiva que a Europa tem para mostrar ao resto do mundo, mas porque muitos cidadãos tomam as boas ideias como coisas eternamente adquiridas, este tipo de tristes notícias servem para nos recordar que nunca se pode baixar os braços e pensar que só existem pessoas honestas no mundo.
    Há que andar sempre de manga arregaçada e batalhar permanentemente pelos nossos direitos.

    ResponderEliminar
  3. No face book esta escrito nos estatutos, que tudo o que for publicado torna-se prop do FB, gostava de saber se a UE tb vai taxar a multi nac americana.

    ResponderEliminar