2018/03/26

Baterias vão dar salto de 30% nos próximos anos


As baterias são elementos críticos para a sociedade actual (e futura), mas os avanços têm sido reduzidos face à restante evolução da tecnologia nas últimas décadas. Mas, poderá estar iminente um salto significativo que melhorará a sua capacidade em cerca de 30% já nos próximos anos.

Sim, é certo que ao longo dos anos temos visto muitas promessas de melhorias "para os próximos anos", sem que nenhuma delas pareça ter resultado em nada de concreto - pelo menos naquilo que é visível para o público em geral - e sim, também esta notícia é mais uma que diz que "daqui por alguns anos" vamos ter um salto evolutivo notório, com baterias capazes de ter 30% mais capacidade que as actuais, para o mesmo volume.

Parecendo que não, 30% já é um valor que se faria notar. Em vez de um smartphone que se aguentasse por um dia e meio, teríamos um smartphone capaz de aguentar dois dias; e, aplicando aos automóveis eléctricos: um carro que apenas fizesse 300km passaria imediatamente a ter uns mais aceitáveis 390km de autonomia (ou passar de 400km para 520km).

A esperança que desta vez as coisas sejam diferentes e estas melhorias cheguem mesmo - dentro de 2 ou 3 anos, segundo o que é dito - é que temos vários fabricantes automóveis que já investiram bastantes milhões nesta tecnologia, procurando ser dos primeiros a poderem tirar partido desta tecnologia... Vamos esperar que assim seja, e que desta vez estas melhorias de 30% sejam mesmo utilizadas para aumentar as autonomias em 30%, em vez de reduzir o tamanho da bateria em 30% e deixando-nos ficar com a mesma autonomia que já temos hoje. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)