2018/03/07

Google Lens chega a todos os Android via Google Photos


Demorou, mas finalmente a Google faz chegar o Google Lens a todos os smartphones Android que tiverem instalado o Google Photos, permitindo que todos tirem partido da sua capacidade de reconhecer aquilo que temos nas fotos.

O Google Lens foi anunciado há vários meses, mas infelizmente foi uma funcionalidade que a Google lançou como exclusiva para os seus próprios Pixel. Agora, embora ainda não esteja acessível via Google Assistant, chega a todos os Android integrado no Google Photos (actualização: tem que se ter a língua definida como inglês).

Quer isto dizer que podemos agora aplicar a inteligência artificial da Google para reconhecer imagens de monumentos, livros, cartões de visita, códigos de barra e muito mais - e um teste rápido deu-me resultados surpreendentemente positivos, quer a nível de reconhecimento de texto "difícil" (tipos de letra não-standard em texturas difíceis de destacar), quer de imagens (por exemplo, reconhecendo até panfletos de diversos eventos... embora não tenha conseguido determinar se lá terá chegado pelas imagens ou pelas partes do texto).

O que importa é que já está acessível para todos os Android, e com a promessa de chegar também ao Google Photos para iOS "em breve". E para os que não ainda não perceberam a importância deste tipo de pesquisa visual... tudo se tornará mais claro quando tivermos a tecnologia à altura para fazer óculos digitais de realidade aumentada "como devem ser"... :)

5 comentários:

  1. Após ler alguns artigos sobre o tema fiquei com dúvidas se funcionará em linguas que não o Inglês...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o telemóvel estiver configurado em inglês e deteta o texto mesmo que esteja em português.

      Eliminar
  2. Bom dia!
    Li num artigo que o "Google Lens" só estará disponível se o "google fotos" estiver em Inglês, é mesmo assim? No meu ainda não aparece nada! Thanks! :)

    ResponderEliminar
  3. Acabei de testar alterar o telemóvel para inglês e aparece-me a opção.
    Em português não aparece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois.. eu uso sempre os smartphones em ingles... não tinha reparado nisso. Vou adicionar esse ponto.

      Eliminar