2018/03/16

Mini autocarros autónomos chegam ao Porto em 2019


O primeiro contacto de muitos portuenses e turistas com veículos autónomos poderá acontecer já a partir do próximo ano, com a chegada da primeira fase de testes para a implementação de uma rede de transportes com mini autocarros autónomos a circular nas ruas da Invicta.

Muito se tem falado de carros autónomos e dos avanços que têm sido feitos; mas para a maioria das pessoas isso é algo que continua a parecer tão distante quanto os prometidos carros voadores. Mas, o futuro inevitavelmente chega, e no caso dos veículos autónomos isso poderá começar por acontecer com os transportes públicos. Os STCP querem arrancar com uma fase de testes com mini-autocarros autónomos durante o ano de 2019, que servirá para avaliar o seu comportamento de modo a avançar com a sua implementação de forma completa no ano seguinte.

Esta iniciativa surge integrada no projecto Fabulous.eu, consórcio liderado pela agência de inovação da cidade de Helsínquia e da qual os STCP passam a fazer parte, reforçando a aplicação dos autocarros sem condutor no terreno e em circunstâncias reais.

Fica apenas a incógnita de quais serão os trajectos em que os STCP planeiam utilizar estes mini-autocarros, sabendo-se que este tipo de veículos melhor se adequa a vias pouco movimentadas ou a corredores especialmente concebidos para o efeito - não me parecendo que estejam aptos a enfrentar o caótico trânsito citadino onde os motoristas humanos são capazes de manobrar (por vezes com aparentes capacidades sobre-humanas, nalgumas daquelas estradas mais apertadas onde os autocarros passam "por milímetros"!) Mas é bom ver que os STCP estão na linha da frente nestes projectos, e fico à espera de poder ver estes mini-autocarros eléctricos a proliferarem pela cidade.

... Esperemos apenas que não haja demasiados curiosos a saltar para a frente destes veículos para aferirem a sua capacidade de detecção e travagem. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)