2018/03/15

Spotify testa controlos de voz


Em breve o Spotify não será apenas uma app para escutar, mas tambéu uma com a qual poderemos falar e dar comandos de voz.

O Spotify está a testar um novo modo de controlo via comandos de voz, que permitirá escutar os artistas, álbuns, músicas específicas ou géneros musicais com um simples pedido vocal. Uma opção que poderá parecer natural e eficiente, mas que por outro lado também se arrisca a ser um prenúncio de algo que se poderá vir a tornar problemático no futuro: um excesso de assistentes de voz a competirem entre si pela nossa atenção.


Usar a voz para controlar o Spotify será algo positivo, mas é algo que muitos utilizadores já farão através do Google Assistant. Actualmente já fico um pouco irritado com apps que implementam comandos de voz (como o Waze) e que fazem com que, enquanto as estou a utilizar fico impossibilitado de utilizar o assistente "global" do sistema - fazendo com que a vantagem de ter comandos de voz na app se torne numa desvantagem ainda maior para interacção com tudo o resto - embora me pareça que aqui não seja o caso, pois parece que os comandos de voz no Spotify serão iniciados manualmente e não de forma automática.

O que é certo é que, se cada app começar a investir em ter os seus próprios comandos de voz, começarão a bloquear cada vez mais o acesso aos assistentes do sistema... e não me parece que seja esse o caminho que se deverá seguir (mais sentido faria apostar na integração das funcionalidades que a app disponibiliza com o assistente global no sistema, que eventualmente até deveria poder ser seleccionado pelo utilizador, ao estilo de como quem escolhe um motor de busca pré-definido.)


2 comentários:

  1. Já é possível controlar o Spotify há algum tempo através de comandos de voz usando a Alexa da família Echo da Amazon.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e também através do Google Assistant, como refiro no artigo.

      Este novo sistema é directamente na app do Spotify.

      Eliminar