2018/03/01

Twitter ganha bookmarks


Embora o Twitter continue em silêncio quanto à funcionalidade mais pedida pelos utilizadores (a de editar tweets), pelo menos faz chegar ao público outra que também tem estado no topo da lista: a possibilidade de guardar tweets, de forma privada, usando bookmarks.

É bastante frequente que enquanto se esteja a passar pela timeline no Twitter, se encontrem coisas que se achem interessantes ou que se queira ver com mais atenção mais tarde. Isso é algo que, até agora, muitas pessoas faziam marcando os tweets com um "like" (a antiga estrela que entretanto passou a ser um coração), mas que vinha acompanhado de alguns efeitos secundários que nem todos apreciavam.

Embora marcar os tweets com um "like" seja uma forma eficiente e prática de os rever mais tarde, há a questão de que isso é feito de forma pública. Ou seja, não só o criador do tweet pode ver quem é que "gostou" dos seus tweets, como também o utilizador (se tiver o perfil público) está a anunciar ao mundo que gostou daquele tweet. Algo que nem sempre será o mais correcto quando apenas se deseja marcar um tweet para ler mais tarde, mas sem que na realidade se suporte ou apoie o conteúdo daquele tweet.



Agora isso fica resolvido com a chegada dos "bookmarks". Acessíveis através do botão de partilha, os utilizadores do Twitter ganham uma lista privada de tweets que queiram guardar para revisitar mais tarde. Esta nova funcionalidade é acedida através do botão de partilha que surge ao lado do botão de like e retweet, estando a lista dos bookmarks acessível através do menu principal da app (junto ao acesso às listas, moments, etc.)

De momento esta funcionalidade está a ser disponibilizada de forma faseada, para a app oficial do Twitter para Android e iOS, no Twitter Lite, e também na versão web.

1 comentário:

  1. Finalmente...costumava abrir o link para poder guardar para mais tarde. Talvez por isso tenha 80 separadores no telemovel...first world problems! :D

    ResponderEliminar