2018/04/01

Contrabandistas usam drones para transportar iPhones para a China


Enquanto a Amazon e Google vão planeando sistemas de entregas usando drones, na China já estão a ser usados no mundo real... por contrabandistas, para fazerem chegar milhares de iPhones ilegais ao país.

Embora os iPhones sejam produzidos na China, o país continua a ter grande apetite por modelos que lhes cheguem a preços mais reduzidos. Daí que um grupo de contrabandistas tenha montado um elaborado sistema em que usavam drones para passar cabos com uma extensão de 200 metros, ligando Hong Kong à China - que posteriormente eram usados para enviar sacos com 10 iPhones cada, através dos cabos. As autoridades chinesas estimam que os contrabandistas conseguiriam transferir cerca de 15 mil iPhone por noite, e que já teriam "importado" iPhones no valor de 80 milhões de dólares antes de serem apanhados.

Não há dúvida de que os drones são uma valiosa ferramenta que não só possibilita que qualquer pessoa possa captar imagens fantásticas vistas lá de cima... como também tem um enorme potencial para actividades ilícitas; desde a captação de imagens que violam a privacidade de pessoas ou locais, a casos mais extremos como este.

Ainda assim, o mesmo se pode dizer de praticamente tudo: não é pelo facto de se usarem camiões ou automóveis para transportar material roubado que se deve proibir a sua utilização; e precisamente o mesmo se aplica aos drones. Interessa é apanhar quem os usa de forma ilegal, e não ilegalizar a sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)