2018/04/06

Dropbox Smart Sync chega aos clientes empresariais


O Dropbox corrige finalmente uma das lacunas que tinha e disponibiliza finalmente a funcionalidade Smart Sync para todas as contas empresariais.

O Dropbox continua a ser um dos serviços de referência de armazenamento na cloud, e uma das suas funcionalidades mais interessantes é o Smart Sync - o sistema com o qual os utilizadores podem continuar a ver todos os ficheiros que têm na cloud como se estivessem no seu disco local, mas sem ocupar espaço.

Esta era uma funcionalidade que estava disponível para os clientes que subscrevam a modalidade Professional (€16/mês), mas que surpreendentemente não estava disponível para as contas empresariais - algo que finalmente fica rectificado. Até aqui o Dropbox estava a disponibilizar esta funcionalidade apenas a algumas empresas seleccionadas, mas agora o Smart Sync ficará disponível para todos os utilizadores, tanto das contas profissionais como das empresariais.

Infelizmente, esta sua orientação para o sector empresarial faz com que o serviço não tenha nenhuma oferta que seja convidativa para utilizadores como eu. Eu sou grande fã do Dropbox desde o primeiro dia em que se apresentaram ao mundo, e muito gostaria de poder contribuir (leia-se: pagar) para o seu serviço. No entanto, não é um serviço que, para o uso que lhe dou, justifique pagar os 99 euros anuais do seu plano base - sendo que para ter acesso ao Smart Sync seria necessário pagar o dobro pelo "Professional".

Não me importaria nada que cortassem o espaço de 1TB para apenas 100GB e baixassem o preço proporcionalmente. Nem hesitaria em subscrever o serviço se fosse uma anuidade de 20 euros por 100GB no Dropbox com direito a Smart Sync (e de haver modalidades mais progressivas em espaço e preço, em vez de saltar logo para 1TB e 199 euros - para a modalidade que interessa.)

1 comentário:

  1. Nao entendo pq o interesse em pagar pelo dropbox qnd o onedrive da-te tudo isso, incluindo 1tb, smartsync e ainda o office 365 completo para pc e mobile, por 69€/ano.

    ResponderEliminar