2018/04/26

Gmail renovado já disponível para todos


Falar de alterações ao Gmail é suficiente para aterrorizar todos os que "dependem" dele no seu dia a dia, mas a evolução é inevitável e quem quiser experimentar o Gmail renovado já o pode fazer por sua própria iniciativa.

A Google já tinha indicado que vinham aí alterações no Gmail, e já as podemos experimentar, bastando ir à roda dentada no topo direito do Gmail e dizer que se quer experimentar o novo Gmail.

A estrutura do Gmail mantém-se praticamente inalterada, mas há alterações suficientes para merecer o nome de "renovado". Os botões no topo dos emails (spam, arquivar, eliminar) desaparecem e passam a surgir directamente sobre cada email, evitando as "viagens" do ponteiro do rato entre o seleccionar e a acção pretendida (com a excepção de quando se seleccionam vários emails, onde essas opções surgem no topo).



Uma das novas opções que aqui encontramos é a possibilidade de fazer "snooze" aos emails durante um período de tempo (mais tarde no próprios dia, dia seguinte, fim de semana, semana seguinte, ou em data à escolha). Uma opção inspirada no Inbox - e que ajudará explicar porque motivo a Google tem "desinvestido" nessa app... pois está a aplicar as suas vantagens ao Gmail standard.


O snooze será bom para manter a inbox limpa, mas este novo Gmail também conta com funcionalidades que, tal como acontece com as respostas automáticas, também dão uso à inteligência artificial para nos relembrar quando algum email puder ter passado despercebido, relembrando-nos se não queremos tratar dele.

Visualmente, no modo default temos acesso imediato a anexos nos emails, que evitam ter que abrir o email para os ver e aceder - mas como não se pode ter tudo, quando se escolhe uma das vistas mais condensadas, isso deixa de ser possível (considerando que hoje em dia quase todos usam monitores wide screen, teria sido simpático que estes anexos imediatos pudessem surgir na mesma linha, alinhados à direita, quando se está na vista condensada).



Outra das grandes alterações é uma maior integração do Gmail com outros serviços da Google, com uma nova coluna à direita que dá acesso imediato ao calendário, Google Keep, tarefas a fazer (completamente renovadas face às antigas - e pré-históricas - tasks), e outros add-ons que se adicionem, sem ter que se sair da página do Gmail ou email em que se estiver. Esta será provavelmente a novidade mais significativa e que permitirá uma mais fácil gestão do email.

Adicionalmente, temos avisos ainda mais proeminentes para potenciais emails maliciosos, modo offline que mantém os últimos 90 dias de emails, e notificações inteligentes (apenas para emails que o Gmail considera que sejam importantes).


Outra das maiores novidades, que ainda não está disponível mas chegará ao longo das próximas semanas, é o modo confidencial.

Usando este modo, é possível enviar emails com data de validade, eliminar mensagens enviadas, pedir autenticação adicional (o destinatário terá que fazer o pedido de um código via SMS para aceder ao email), e também "impedir" que o email seja copiado ou reencaminhado (sendo sempre aquilo que já sabemos: ninguém pode impedir que o destinatário faça um print-screen ou tire uma foto ao ecrã e o reencaminhe para quem muito bem entender.)


Após algumas horas a utilizar o Gmail - e eu posso considerar-me um utilizador "super-intensivo" do Gmail - acho que as alterações são bem vindas... (sendo que para isso muito contribui a permanência do modo "compacto" de visualização. :)

8 comentários:

  1. Gostei das alterações, acho no entanto que está bastante mais "pesado" não acham?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também noto, demora mais a carregar a página

      Eliminar
  2. Tem aspetos positivos (estará mais simplista para a maioria certamente), mas ficou "fadonho", à imagem do Android.
    Ficaram muito mal organizados e desproporcionais "os meus separadores" que se situam à esquerda e detesto aquele "botãozão" do compor.

    Talvez seja como a enorme alteração que fizeram ao facebook aqui há uns 2 anos atrás, primeiro estranha-se depois entranha-se.
    Porém, pessoalmente, prefiro a caixa de email com um grafismo simplista, um fundo preto e um perfil linear organizado e não como a Google fez com essa alteração.

    Lá tive que repor a "versão antiga"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o botão de "compose" não encaixa nada bem com o resto da página.

      Eliminar
  3. Para clientes empresariais ainda não está disponível (pelo menos na minha empresa) :-)

    ResponderEliminar
  4. Cansei .... feio... publicitario.... e o user nunca esta em primeiro.
    O mais importante é sacarem informacao e vende-la as palavras.
    Feiooooo como o raio...
    Tive durante anos gmail empresarial e desisti.
    Mudei para outlook365... mais funcional, atrativo e sempre que preciso ajuda ligam rapidamente, em menos de una hora, falam portugues de portugal e sao tecnicos de portugal.

    ResponderEliminar
  5. Estou a experimentar agora... A coisa que me deixa mais desconfortável é o tipo de letra, pois o aspeto do GMail passou a assemelhar-se a uma coisa de "brincadeira"...

    Mas vamos lá ver, pois ainda me parece que há por ali coisas interessantes para explorar...

    FM: Já ouviu falar em bloqueadores de publicidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o tipo de letra fica "pesado", quando se usa o modo compacto e se têm dezenas de emails por ler.

      Eliminar