2018/04/19

Google Maps testa indicações por referência a estabelecimentos


Em vez de dizer para se virar em determinada rua durante a navegação, o Google Maps está a testar instruções que usam pontos de referência mais visíveis, como restaurantes, farmácias e outros.

Para quem não tem grande apetência para memorizar nomes de ruas - ou simplesmente está a navegar por locais onde nunca andou - ouvir uma instrução que diz para vir na rua "X" de pouco ou nada serve. Felizmente, o Google Maps está a testar um modo um pouco mais humano de dar essas instruções, recorrendo a estabelecimentos que mais facilmente servem de referência, tal como seria feito por uma pessoa a quem se pedisse para nos ajudar a chegar ao destino.

Ou seja, em vez de dizer para virar à direita para a rua "Y", as instruções podem ser algo como "virar à direita após passarem por uma farmácia", ou "virar à esquerda depois de passarem por um McDonalds".


O sucesso do sistema vai estar dependente da capacidade do algoritmo do Google Maps saber efectivamente escolher pontos de referência que sirvam como marcos visuais... mas parece-me que será uma excelente aposta, bem mais útil do que utilizar o nome das ruas... que, pelo menos para mim, nada ajudam a acertar na rua certa (já tentaram descobrir o nome das ruas para onde estão a virar, enquanto conduzem?)

1 comentário:

  1. E quando o google maps me diz para seguir para sul (por exemplo) Ó senhor dos google maps se estou a usar o google maps é porque estou perdidinho, sei la onde é sul :D
    Mas sim esta melhoria parece-me muito interessante

    ResponderEliminar