2018/04/20

Reconhecimento facial 3D atrasa Xiaomi Mi 7


Replicar a tecnologia de reconhecimento facial 3D que a Apple estreou no iPhone X está a revelar-se mais complicada do que a Xiaomi esperava, fazendo com que o lançamento do seu próximo topo de gama - o Mi 7 - seja adiado para o terceiro trimestre.

Quando a Apple lançou o iPhone X com uma câmara 3D frontal, foi estimado que a Apple teria uma vantagem de dois anos até que outros fabricantes tivessem acesso a tecnologia idêntica. Desde então muito tem sido feito para tentar reduzir essa vantagem, mas fica demonstrado que a tarefa não é fácil.

O Mi 7 será um dos primeiros smartphones Android a utilizar uma câmara 3D para reconhecimento facial, mas esse componente - que está a ser desenvolvido pela Qualcomm, Himax Technologies e Truly Opto-electronics - parece não estar a dar ainda os resultados pretendidos, obrigando a Xiaomi a atrasar o lançamento do Mi 7. Um atraso que poderá ser crítico, já que cada mês de espera adicional é mais um mês em que o Snapdragon 845 irá ficar "desactualizado", para além de que deixará este novo smartphone sujeito a comparações com a segunda geração do Face ID da Apple que, no pior caso será apresentado em Setembro, mas com os últimos rumores a indicarem que a Apple poderá antecipar os iPhones deste ano para Julho.

Embora não seja comparável o nível de segurança que separa o reconhecimento facial 3D do tradicional "2D"... a verdade é que, para a esmagadora maioria dos utilizadores, o reconhecimento facial 2D é suficiente para efeitos de comodidade no desbloqueio instantâneo no dia a dia. Por isso... não sei até que ponto esta pressa da Xiaomi em adicionar esta tecnologia no seu Mi 7 será uma boa opção, especialmente se a "pressa" acabar por se transformar num atraso de vários meses. Será que os fãs se incomodariam por apenas ter um Xiaomi com reconhecimento facial 3D apenas no próximo ano, com essa tecnologia já mais amadurecida e sem ter sido implementada à pressa? Penso que não...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)