2018/05/07

Chainfire vai abandonar as apps Android


Chainfire, o popular developer conhecido por ferramentas como o SuperSU, vai deixar de se dedicar ao desenvolvimento (e manutenção) das apps de root para Android.

O popular SuperSU tinha sido comprado por uma empresa chinesa em 2015, mas embora nem todos tivessem gostado desse desenvolvimento, havia a ressalva de que Chainfire continuava envolvido no projecto, algo que no final do ano passado ele anunciou que iria terminar no final de Fevereiro. Nessa mesma altura ele já tinha alertado para que essa mudança poderia vir a afectar o desenvolvimento de outras das suas apps destinadas a utilizadores com root... e que agora se vem a confirmar,

O developer explica a decisão com um conjunto de circunstancias que vão desde a simples falta de tempo (estando neste momento envolvido noutros projectos que o ocupam) ao simples cansaço natural e também ao próprio rumo que a plataforma Android tem tido relativamente ao root. Ele próprio diz que só utiliza root nos seus equipamentos para efeitos de desenvolvimento... e que já não sentiria necessidade disso para uma utilização normal (mas também referindo que isso não invalida que outros utilizadores continuem a apreciar isso).

Seja como for... se estiverem dependentes de alguma das suas apps relacionadas com root, será melhor começarem a procurar alternativas, pois todas elas arriscam-se a desaparecer ou deixar de funcionar a qualquer momento. (Há no entanto a possibilidade de algumas delas poderem vir a ter futuro como apps open-source... mas neste momento ainda sem qualquer garantia de que isso se venha a concretizar.)

1 comentário: