2018/05/28

Tesla Model 3 faz 975Km sem recarregar


Depois do Model S ter chegado aos 1078Km, foi agora a vez do mais pequeno Model 3 demonstrar até onde pode chegar quando é levado ao limite da condução "poupada".

O fenómeno de tentar prolongar ao máximo a autonomia de um automóvel não é exclusivo dos veículos eléctricos (aliás, o hypermiling bem que deve estar a ganhar imensos adeptos entre os automóveis convencionais, considerando o custo dos combustíveis) mas sem dúvida que se torna mais interessante nestes, considerando que ainda sofrem bastante do síndroma de se recear ficar "sem bateria" a meio de uma viagem.

Nos Model S a autonomia oficial foi sendo regularmente ultrapassada por faz, que neste momento até já conseguiram superar a impressionante marca dos 1000Km num Model S P100D; mas agora foi a vez do mais económico Model 3 mostrar o que vale, e o resultado foi surpreendente: o Model 3 conseguiu percorrer 975Km até ficar sem bateria.

É um feito notável para um veículo com autonomia anunciada de 500Km, mas que tem levantado também algumas questões, já que tecnicamente o Model 3 está equipado com uma bateria com uma capacidade anunciada de 75kWh (na opção "long range" que tem sido comercializada) mas neste caso o veículo indica ter chegado ao fim da bateria após um consumo de apenas 66kWh. Para referência, no recorde dos mais de 1000Km no P100D, o veículo indicava um consumo de 98.4kWh que bate certo com a sua capacidade... Esperemos que não venha a ser uma limitação por software, ao estilo do que a Tesla já fez anteriormente nos Model S - mas neste momento o Elon Musk tem estado mais entretido a criticar a comunicação social que critica a Tesla, pelo que não sei se terá tempo para explicar esta discrepância...


Para quem apreciar um dos recordes "impressionantes-mas-mais-chatos-de-ver" do Mundo, fica o vídeo com mais de 8 horas desta viagem, já a seguir. :)


Nota: não é recomendável deixar chegar a bateria "a zero"... e o resultado desta aventura foi o carro recusar os carregamentos, mesmo num posto supercharger da Tesla, tendo que ser levado para uma oficina da Tesla.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)