2018/05/27

Tesla não conseguiu capotar o Model X nos testes de segurança


O centro de gravidade ultra-baixo dos Tesla tem causado algumas situações caricatas, como o facto deste SUV não capotar mesmo quando era suposto fazê-lo para avaliação nos testes de segurança.

A Tesla já tinha dito que não tinha conseguido virar o Model X nos seus crash tests internos, por altura dos testes oficiais da NHTSA em que obteve uma pontuação de 5 estrelas em todas as categorias e tornando-se no "mais seguro SUV" testado até à data; mas agora decidiu partilhar o vídeo em que mostra essas tentativas.

Contrariando a expectativa que se tem de um SUV a ser lançado lateralmente, o Model X quase parece desafiar as leis da física. Em lançamentos progressivamente mais velozes (embora a Tesla não tenha revelado as velocidades), o Model X teimosamente insiste em se manter "direito"; sendo que até no teste mais complicado, quando já parecia estar prestes a ficar de rodas no ar, ainda assim conseguiu manter-se de lado.

Esperemos que isto não sirva de inspiração para que, quem tenha um, se aventure a fazer curvas a velocidades "malucas"; mas será sem dúvida muito bem vindo, numa qualquer situação de emergência em que seja necessário fazer um desvio súbito e brusco a alta-velocidade, e contar com o baixo centro de gravidade providenciado pelas baterias, para manter o carro com as rodas no chão... em vez do tejadilho!


2 comentários:

  1. parece um sempre em pé hahahahah

    ResponderEliminar
  2. É preciso lembrar que a localização das baterias faz do model X ter uma barriga de chumbo.

    ResponderEliminar