2018/06/11

Apple Watch vai trocar botões físicos por vibrações


O Apple Watch é o mais bem sucedido smartwatch no mercado mas parece que a Apple prepara uma alteração significativa para as gerações futuras: trocar os botões físicos por detecção de toque com vibração táctil para simular o botão.

Abandonar os botões físicos móveis não é propriamente uma novidade, sendo algo que a Apple tem feito nalguns dos seus produtos ao longo dos últimos anos, como fez nos trackpads dos MacBooks, no Home Button do iPhone. É por isso lógico que queria fazer o mesmo no Apple Watch.

Trocar os botões físicos por botões "fixos" que replicam a sensação de actuação recorrendo ao "taptic engine" é algo que simplificaria a mecânica do relógio, poupando o sempre crítico espaço interior e também melhorando substancialmente a sua resistência à água, sendo menos um elemento de preocupação nesse sentido.

Aliás, será de esperar que este mesmo sistema seja aplicar nos novos iPhones a propósito do botão de power e de volume, ainda para mais sabendo-se que o botão de power agora adquire funcionalidades repetitivas e frequentes - sendo até necessário fazer um duplo-clique nele para se confirmar qualquer operação via Face ID. E sem esquecer no que tempo do iPhone 5 o desgaste do botão de power obrigou a Apple a reconhecer um problema com os mesmos e a disponibilizar um programa de trocas ao abrigo da garantia.

... Quanto mais depressa se livrarem dos botões mecânicos... melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)