2018/06/29

Brave browser ganha tabs privadas via Tor


O browser Brave quer fazer com que as páginas em modo privado sejam verdadeiramente privadas, e para isso passa a contar com tabs privadas que usam a rede Tor.

Praticamente todos os browsers disponibilizam um modo "privado", mas a maioria deles também faz questão de alertar de que este modo privado não é verdadeiramente privado. O que este modo faz é impedir que um site tenha acesso a informação que poderia ter quando se utiliza o browser em modo normal, dificultando o processo de poder identificar um determinado utilizador. No entanto, coisas como o IP do utilizador, ou até mesmo informação que seja transferida em HTTP, poderá continuar a ser espiada...

É aqui que entra o Brave, com o objectivo de transformar o modo privado em algo que garanta verdadeiramente a privacidade do utilizador... e para isso recorre à já conhecida rede Tor.

Para além do modo privado normal, o Brave adiciona a possibilidade de se abrirem páginas no browser em modo privado com Tor, o que faz com que estas páginas estejam a ser encriptadas e transferidas através da rede Tor, que faz passar as comunicações por diversos computadores da rede, e onde nem eles próprios sabem a origem ou destino desses pedidos. Um site que tente obter o IP do visitante, irá conseguir apenas saber qual foi o "nó de saída" da rede Tor, mas não o IP da pessoa que realmente está a visitar o site.

Por agora este modo está apenas disponível nas versões desktop do Brave, mas no futuro irá ser aplicado também às versões para Android e iOS - podendo potenciar uma maior utilização da rede Tor, ao dispensar a necessidade de instalar um browser especificamente pensado para usar a rede Tor (como o Tor Browser, baseado em Firefox). Aliás... o Firefox bem que podia implementar algo deste género, coisa que tem estado a estudar há algum tempo... :)

2 comentários:

  1. Utilizar a rede TOR para navegar na Internet é mais ou menos o equivalente a torturar os utilizadores... a maior parte dos web sites pede códigos captcha (e vários de seguida antes de deixar avançar) a toda a hora, muitos bloqueiam simplesmente o acesso, imensos web sites de download não funcionam (não deixam descarregar devido à forma como funcionam), é uma dor de cabeça.
    É uma funcionalidade, interessante se for para aceder a endereços da rede ONION, mas de resto é um pesadelo.
    Se fosse para utilizar alguma verdadeira VPN dentro do browser ainda seria interessante... pois protegia localmente/ do ISP mas (provavelmente) não estaria tão restrita na navegação pela Internet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também reparei nisso, há realmente muitos sites a bloquearem servidores TOR. Em alguns chegam a dar a explicação que é para se protegerem por estes servidores serem utilizados com frequência em ataques, se é verdade ou uma desculpa esfarrapada isso já não sei...

      Eliminar