2018/06/29

Cartões SD crescem para os 128TB com os novos SDUC

Os cartões de memória têm conseguido resistir ao passar do tempo, e agora chega uma nova especificação dos cartões SD que os deixará preparados para o futuro, com maiores capacidades e velocidades.

Os novos SD Ultra Capacity (SDUC) permite a criação de cartões SD com capacidades até 128TB - bem superior ao limite máximo de 2TB que existe actualmente nos SDXC; limite que não foi ainda atingido, com alguns fabricantes a só terem mostrado cartões de 1TB como protótipos, e os maiores disponíveis comercialmente, os cartões SD de 512GB, a terem preços ainda pouco atractivos.

Isto significa que não deveremos esperar cartões de 128TB tão cedo, e muito menos a preços acessíveis, mas o que interessa é que deixa o caminho aberto para que os cartões SD continuem a crescer.

Não menos interessante é o SD Express, que poderá ser aplicado a cartões de todas as capacidades, e que permite velocidades de transferência de 985MB/s para os cartões SD - velocidade que será indispensável para se lidar com cartões de alta capacidade, mas que será bem vinda mesmo nos cartões de tamanho mais reduzido. Transferir milhares de fotos ou gravações de vídeo em 4K poderá ser feito de forma bastante mais rápida... quando tivermos os primeiros cartões e leitores capazes de tirar proveito disto.

2 comentários:

  1. E de lembrar que actualmente existem leitores de cartões internos sata de suportam uma serie de cartões ao mesmo tempo, 128tb de storage já faz com que algo em mim mexa então uns quantos em raid, ui ui

    ResponderEliminar
  2. Não se está a falar de uma placa sata que se mete lá cartões de memória, se é isso o canal do Linus testou e não prestava.

    ResponderEliminar