2018/06/14

GPU Turbo da Huawei vai chegar ao Mate 10, P20 e outros smartphones


É um pouco estanho ver uma actualização que promete melhorias de 60% no desempenho do GPU, mas é precisamente isso que a Huawei anuncia com o seu GPU Turbo, sistema estreado no Honor Play mas que a marca chinesa vai fazer chegar a muitos dos seus smartphones.

Numa altura em que as actualizações são "caso raro" na maioria dos fabricantes, não deixa de ser bastante interessante ver a Huawei preocupada em levar uma aparente melhoria significativa no desempenho do GPU a muitos dos seus modelos do ano passado.

O GPU Turbo será supostamente capaz de melhorar o desempenho em 60%, e simultaneamente reduzir o consumo em 30% (não me perguntem como é que será possível fazer esta "magia" - a não ser que houvesse algo muito mal afinado no GPU originalmente) e para além de estar disponível no Honor Play e Honor 9i, a Huawei já confirmou que irá chegar a muitos mais modelos:

  • Junho: Huawei Mate 10, Mate 10 Pro e Honor View 10
  • Julho: série P20, Mate RS Porsche Design, Nova 2S, Honor 10, MediaPad M5 Series
  • Agosto: Nova 3e, Enjoy 8 Plus, Enjoy 7S, Mate 10 Lite, Honor 9 Lite, Honor 7X
  • Setembro: Mate 9
  • Outubro: série P10, Honor 9, Honor 8 Pro
  • Novembro (e meses seguintes): outros smartphones

Caso tenham algum destes modelos e achassem que o desempenho nos jogos não estava à altura do esperado... pode ser que com este GPU Turbo tenham uma boa surpresa.

8 comentários:

  1. Parece-me que tens razão... Acho que terá alguma coisa relacionada pelo menos com o driver grafico. Acho que todos estes equipamentos têm os SOC Kirin, logo parece-me mesmo que esteja relacionada com isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os SoC kirin são quase implementação vanila dos cores da ARM e gpu mali (também da ARM). Provavelmente foi algum desenvolvimento da ARM para melhorar controlo de clocks e diminuir o impacto de algum bottleneck

      Eliminar
  2. Estranho..... como raio não está o P20 Lite na lista mas está os P10 todos?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, se calhar foi erro na "fonte" do artigo, ou esquecimento mesmo por parte do Carlos. Alguns artigos sobre o mesmo assunto referem "P20 Series" em vez dos listar todos.

      Eliminar
  3. "estar disponível no Honor Play e Honor 9i, a Xiaomi já confirmou que irá chegar a muitos mais modelos:" Podem corrigir onde diz Xiaomi para Huawei?!?

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. "a Xiaomi já confirmou que irá chegar a muitos mais modelos:"

    Huawei :)

    ResponderEliminar

[pub]