Antes de passarmos às notícias de hoje, já arrancou o novo passatempo do gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar com luz LED e UV; e estamos também no último dia para poderes ganhar exemplares de livros Blockchain da FCA.
Apple apresenta iOS 12, macOS Mojave, tvOS 12, and watchOS 5
O arranque do WWDC vem preencher grande parte das notícias tecnológicas com coisas da Apple, e para além do iOS 12 temos também actualizações dos restantes sistemas: macOS 10.14 Mojave, que ganha um "Dark Mode" (virá aí um iMac com ecrã OLED?), maior integração das fotos e importação directa dos iPhones, maior segurança e privacidade, entre outras novidades; o tvOS 12 para a Apple TV, que chega com suporte Dolby Atmos (tornando-a na primeira com suporte Dolby Vision e Dolby Atmos); e ainda o watchOS 5, com os novos Siri Shortcuts, detecção automática de actividades, dispensa do "Hey Siri" (basta levantar o pulso e falar) e modo Walkie-talkie que poderá tornar-se no próximo "fenómeno" das comunicações.
Infelizmente, mesmo com o suporte habitualmente prolongado da Apple, tudo tem um fim, e este watchOS 5 já não estará disponível para o Apple Watch original de 2015.
Alcatel 1X com Android Oreo Go chega a Portugal por €129
O mais recente modelo low-cost da Alcatel já está disponível em Portugal. O Alcatel 1X vem com ecrã 18:9 e hardware modesto, mas o seu principal ponto de destaque é recorrer ao Android Oreo Go Edition, a versão do Android especialmente optimizada para funcionar adequadamente nesta gama de equipamentos. O seu maior problema é que por pouco mais temos modelos mais interessantes, como o Xiaomi Note 5A Prime - pelo que terá mesmo que se dar valor ao facto de ter um Android "Go".
O Alcatel 1X está disponível por 129 euros com acabamentos Suede Dark Blue, Suede Dark Grey e Satin Soft Gold nas colecções Soft Suede e Vibrant Satin.
Intel anuncia ecrãs que gastam metade da energia
Sabendo-se que os ecrãs são responsáveis por uma fatia substancial da energia gasta nos equipamentos portáteis, a Intel surpreendeu ao anunciar uma nova tecnologia que permitirá reduzir o consumo dos ecrãs em cerca de 50%. Aplicado num Dell XPS 13 esta tecnologia permite prolongar a autonomia em 4 a 8 horas (dependendo da utilização).
Infelizmente não são dados detalhes sobre como isto é feito, mas se tivesse que adivinhar, suspeito que seja uma combinação de um painel self-refresh com um controlador que apenas envia os pixeis que forem alterados; fazendo com que em utilização típica (onde grande parte do que é exibido no ecrã de um computador permanece inalterado) se possa obter essa poupança.
iOS 12 revela iPad com Face ID e ecrã recortado?
O lançamento do iOS 12 beta revela no código algumas referências interessantes, nomeadamente a de que o Face ID irá chegar aos iPads, e com a barra de estado no topo a adoptar o estilo usado no iPhone X que poderá significar que teremos também um ecrã com notch.
No entanto, não é obrigatório que tal aconteça... pois no iPad será mais fácil manter um ecrã sem recorte mesmo reduzindo-se significativamente as margens face aos actuais. Além de que, poderá ainda não ser economicamente viável lançar um iPad com ecrã OLED neste fase...
Curtas do dia
- Google Photos ganha Progressive Web App
- Sharp vai comprar divisão de PCs da Toshiba
- Disqus está a perder a batalha contra os trolls?
- Xiaomi aproxima-se da Apple na venda de wearables
- Google Hangouts Meet vai permitir videochamadas com Skype e outros
- Apple abandona OpenGL e OpenCL no macOS 10.14 e aposta no Metal 2
Resumo da madrugada
- Apple revela iOS 12
- Xiaomi Mi Notebook Air 13.3 a €609
- Ganha um powerbank solar com luz LED e UV
- iOS 12 vai permitir registar 2 rostos no Face ID
- Galaxy S10 também deverá apostar em câmara tripla
- Volante Feel VR atrai fãs dos simuladores no Indiegogo
- Motorola One Power pode ser o próximo Android One da Motorola
- NOS Power Wi-Fi espalha o WiFi pela casa... a preço inflaccionado
- ROG Phone da Asus vem com ecrã de 90Hz e Snapdragon 845 de 2.96GHz
- Investigadores da Universidade de Aveiro detectam pessoas e emoções através do ECG
Sem comentários:
Enviar um comentário