2018/06/05

Notícias do dia

A Apple revelou o iOS 12 no WWDC 2018 (que vai permitir registar 2 rostos no Face ID); NOS Power Wi-Fi espalha o WiFi pela casa... a preço inflaccionado; temos novo smartphone para jogos ROG Phone da Asus que vem com ecrã de 90Hz e Snapdragon 845 de 2.96GHz; temos em promoção o Xiaomi Mi Notebook Air 13.3 a €609; e investigadores da Universidade de Aveiro identificam pessoas e emoções através do ECG.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já arrancou o novo passatempo do gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar com luz LED e UV; e estamos também no último dia para poderes ganhar exemplares de livros Blockchain da FCA.

Apple apresenta iOS 12, macOS Mojave, tvOS 12, and watchOS 5



O arranque do WWDC vem preencher grande parte das notícias tecnológicas com coisas da Apple, e para além do iOS 12 temos também actualizações dos restantes sistemas: macOS 10.14 Mojave, que ganha um "Dark Mode" (virá aí um iMac com ecrã OLED?), maior integração das fotos e importação directa dos iPhones, maior segurança e privacidade, entre outras novidades; o tvOS 12 para a Apple TV, que chega com suporte Dolby Atmos (tornando-a na primeira com suporte Dolby Vision e Dolby Atmos); e ainda o watchOS 5, com os novos Siri Shortcuts, detecção automática de actividades, dispensa do "Hey Siri" (basta levantar o pulso e falar) e modo Walkie-talkie que poderá tornar-se no próximo "fenómeno" das comunicações.

Infelizmente, mesmo com o suporte habitualmente prolongado da Apple, tudo tem um fim, e este watchOS 5 já não estará disponível para o Apple Watch original de 2015.


Alcatel 1X com Android Oreo Go chega a Portugal por €129



O mais recente modelo low-cost da Alcatel já está disponível em Portugal. O Alcatel 1X vem com ecrã 18:9 e hardware modesto, mas o seu principal ponto de destaque é recorrer ao Android Oreo Go Edition, a versão do Android especialmente optimizada para funcionar adequadamente nesta gama de equipamentos. O seu maior problema é que por pouco mais temos modelos mais interessantes, como o Xiaomi Note 5A Prime - pelo que terá mesmo que se dar valor ao facto de ter um Android "Go".

O Alcatel 1X está disponível por 129 euros com acabamentos Suede Dark Blue, Suede Dark Grey e Satin Soft Gold nas colecções Soft Suede e Vibrant Satin.




Intel anuncia ecrãs que gastam metade da energia



Sabendo-se que os ecrãs são responsáveis por uma fatia substancial da energia gasta nos equipamentos portáteis, a Intel surpreendeu ao anunciar uma nova tecnologia que permitirá reduzir o consumo dos ecrãs em cerca de 50%. Aplicado num Dell XPS 13 esta tecnologia permite prolongar a autonomia em 4 a 8 horas (dependendo da utilização).

Infelizmente não são dados detalhes sobre como isto é feito, mas se tivesse que adivinhar, suspeito que seja uma combinação de um painel self-refresh com um controlador que apenas envia os pixeis que forem alterados; fazendo com que em utilização típica (onde grande parte do que é exibido no ecrã de um computador permanece inalterado) se possa obter essa poupança.


iOS 12 revela iPad com Face ID e ecrã recortado?



O lançamento do iOS 12 beta revela no código algumas referências interessantes, nomeadamente a de que o Face ID irá chegar aos iPads, e com a barra de estado no topo a adoptar o estilo usado no iPhone X que poderá significar que teremos também um ecrã com notch.

No entanto, não é obrigatório que tal aconteça... pois no iPad será mais fácil manter um ecrã sem recorte mesmo reduzindo-se significativamente as margens face aos actuais. Além de que, poderá ainda não ser economicamente viável lançar um iPad com ecrã OLED neste fase...


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)