2018/06/05

iOS 12 vai permitir registar 2 rostos no Face ID


O início da WWDC veio recheado de novidades sobre o próximo iOS 12, e uma delas vem responder aos muitos pedidos referentes à limitação (actual) do Face ID apenas poder reconhecer um único rosto.

Quando a Apple apresentou o Face ID com a câmara 3D no iPhone X (tecnologia que em breve será aplicada a todos os iPhones deste ano e também nos iPads), frisou a segurança acrescida que isso representava face ao anterior Touch ID com o sensor de impressões digitais; no entanto, isso veio também acompanhado de uma grande limitação. Se no Touch ID os utilizadores podiam registar até 5 dedos diferentes, o que possibilitava adicionarem dedos de outros membros da família, para poderem desbloquear o seu iPhone ou iPad se necessário; com o Touch ID os utilizadores ficaram limitados a registar um único rosto, impedindo essa possibilidade... Que felizmente ficará novamente disponível no iOS 12.

No próximo iOS 12, que ficará disponível para todos os iPhones e iPads que actualmente tenham o iOS 11, surge a possibilidade de adicionar um registo de rosto adicional no Touch ID a que a Apple chama "Alternate Appearance".



Aparentemente a medida destina-se a adicionar um registo alternativo da mesma pessoa que normalmente possa causar problemas ao sistema Touch ID, mas quem a tem experimentado no iOS 12 beta diz que o sistema permite adicionar o rosto de uma pessoa completamente diferente - o que na prática faz com que o Touch ID passe a reconhecer dois rostos completamente diferentes se assim se desejar.

Há no entanto um pequeno detalhe que é preciso ter em consideração, pois se desejarem alterar ou eliminar o registo de qualquer um dos rostos será necessário eliminar ambos, e voltar a registar os rostos pretendidos. Um pormenor que no entanto ainda poderá ser alterado até que o iOS 12 seja lançado na sua versão final.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]