2018/06/30

Tesla Model 3 ganha protecção contra sobreaquecimento no habitáculo


A Tesla tem finalmente feito chegar algumas das funcionalidades dos Model S e Model X ao mais económico Model 3, e entre elas temos o sistema que evita o sobreaquecimento excessivo no habitáculo e o "summon".

O "summon" é a capacidade de um condutor controlar o estacionamento do seu Tesla enquanto está do lado de fora, ideal para meter ou tirar o carro de locais apertados; mas talvez mais importante seja a protecção contra o aquecimento excessivo - funcionalidades que já estavam disponíveis nos modelos mais dispendiosos da Tesla e que agora chegam também ao Model 3.

Com a protecção contra o sobreaquecimento, que é uma opção que fica activada de origem a não ser que o condutor a desligue deliberadamente (em Controls > Safety & Security), o Model 3 impede que a temperatura no habitáculo ultrapasse os 40ºC durante um período de 12 horas após o condutor ter saído do carro.

O objectivo é evitar os cenários de pesadelo, dos pais que se esquecem de bebés dentro dos carros sob um sol abrasador, facilmente atingindo temperaturas que podem ser mortais num prazo de poucas horas.

... Pode parecer uma coisa básica... mas nem será preciso imaginar o quanto os pais que já passaram por uma tragédia desse tipo agradeceriam que o seu automóvel tivesse uma funcionalidade idêntica. Aliás, aproveito para relembrar que no Waze é possível activar um "lembrete de criança" que também faz questão de relembrar ao utilizador para verificar se não deixou uma criança no carro.


Neste caso, com a vantagem de não precisar de um Tesla para se poder utilizar... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)