2018/06/03

Tesla Model 3 sem filtros "Bio Defense" dos Model S e X


Há dois anos, a Tesla fez uma demonstração impressionante das capacidades dos filtros de ar instalados nos seus Model S e Model X, colocando um dos seus veículos numa bolha de ar extremamente poluído - infelizmente, o mais económico Model 3 não terá direito ao mesmo sistema.

O sistema de filtragem de ar dos Model S e X é considerado o melhor da indústria, consistindo num filtro HEPA que também conta com filtros adicionais para gases ácidos e alcalinos, e até um detector de monóxido de carbono que encerra as entradas de ar no caso de detectar ar potencialmente perigoso.

É o tipo de coisa que poderá passar despercebido a quem tem a sorte de viver em países com ar limpo, mas que adquire importância especial para quem vive em locais mais poluídos ou que sofra de problemas respiratórios. São regulares os agradecimentos de clientes da Tesla a referirem que os seus filhos deixaram de ter ataques de asma enquanto viajam a bordo do seu carro... Infelizmente, todo este complexo sistema de filtragem do ar é demasiado grande para poder ser aplicado directamente no novo Model 3, pelo que Elon Musk diz que os compradores do Model 3 terão que se contentar em ter o "segundo melhor sistema de filtragem de ar" disponível num automóvel... apenas superar pelos Model S e Model X.

Lá chegará o dia em que: 1) deixaremos de ter filas de trânsito por conta da circulação mais eficiente dos veículos autónomos e 2) mesmo que houvesse filas, seriam de carros 100% eléctricos que não emitiriam gases tóxicos para a atmosfera... Esperemos é que isso aconteça enquanto ainda andarmos por cá.

1 comentário:

  1. Esse filtro nao é opcional nos Model 3 que vão para a China? :-)

    ResponderEliminar