2018/07/22

Como automatizar a câmara Ring com o IFTTT


A câmara / campainha Ring é uma das mais populares, facilitando processo de saber quem está à nossa porta (e falar com a pessoa) mesmo quando se está fora de casa, e graças à sua integração com o IFTTT as suas possibilidades expandem-se de forma exponencial.

Para além de agora fazer parte da família Amazon, a câmara-campainha Ring torna-se atractiva por ter um preço dentro do patamar aceitável (99 euros neste momento) e ser de instalação simples: basta colocar no local pretendido, sem chatices com passagem de cabos ou outras coisas do género.

No seu modo normal somos notificados através da sua app quando alguém toca à campainha ou quando é detectado movimento dentro das áreas definidas (ideal para saber se anda alguém a "rondar" mesmo sem tocar a campainha), mas como a Ring disponibiliza integração com o IFTTT, temos todo um mundo de possibilidades à disposição, que incluem - mas não se limitando - às que se seguem:


Para quem for utilizador dos controlos remotos Harmony, podemos fazer com que a música pare quando alguém estiver à nossa porta. Para aqueles que passam a vida no Slack, é também possível fazer com que seja enviada uma mensagem quando alguém estiver à porta.


Para os utilizadores das lâmpadas Philips Hue, é simples fazer com que se acenda uma luz quando for detectado movimento à porta; ou então, criar um registo de todas as vezes que tocarem à campainha.



Podemos também fazer piscar uma lâmpada Philips Hue quando tocam à campainha; ou criar um registo numa folha de cálculo do Google Docs de todas as vezes que for detectado movimento.



Para quem tiver smartphones Android, é também simples enviar um SMS sempre que alguém tocar à campainha ou for detectado movimento; ou enviar notificações para um conjunto de equipamentos usando o Pushover.


As possibilidade vão muito para além disto... mas já chega para dar uma ideia do que se pode fazer com uma câmara campainha como a Ring.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)