2018/07/20

Data Transfer Project quer facilitar transferência de dados entre plataformas


A Google, Facebook, Microsoft e Twitter anunciaram uma iniciativa que pretende facilitar a transferência de dados dos utilizadores de umas plataformas para as outras, chamada Data Transfer Project.

Nos últimos anos tornou-se inevitável para as plataformas reconhecerem que os dados dos utilizadores são dos utilizadores, e isso deu origem a ferramentas que permitem aos utilizadores descarregarem toda a sua informação dos mais variados serviços. O problema é que isso nem sempre facilita a vida aos utilizadores, que muitas das vezes pretendem é fazer a transferência desses dados para outro serviço, e é precisamente isso que o Data Transfer Project pretende resolver.

Um utilizador que se queira mudar dos serviços da Microsoft para a Google (ou vice-versa), poderá descarregar a sua informação, mas depois poderá não saber o que fazer com tudo isso. Com este Data Transfer Project, o objectivo é criar um sistema standard de transferência de dados, para fotos, emails, contactos, calendários e tarefas, que possibilita a transferência de uma plataforma para outra (desde que adiram a este sistema) sem que o utilizador tenha que se preocupar em fazer o download de toda a sua informação, eventual conversão para outros formatos, e novo reenvio para a plataforma de destino.

Toda e qualquer ferramenta que dê mais controlo aos utilizadores quanto ao que desejam fazer com os seus dados é sempre positivo; pelo que se espera que eventualmente todos os grandes serviços possam vir a fazer parte desta iniciativa. De notar que neste caso o objectivo desta ferramenta se destina a fazer transferências ocasionais de dados, quando se decide mudar para outra plataforma, e não fazer uma sincronização dos mesmos de forma contínua entre diferentes serviços.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)