2018/07/07

Deepmind da Google já joga Quake III melhor que humanos

A Google já nos tem demonstrado as capacidades do seu sistema de inteligência artificial Deepmind aplicado a jogos, mas agora aplicando-o a um jogo bem mais complexo: o Quake III.

O Deepmind da Google foi capaz de aprender sozinho a jogar Quake III no modo Capture The Flag, e fazendo-o de forma a superar até jogadores humanos de alta qualidade. Para isso foi usada a táctica do costume, de deixar esta AI jogar centenas de milhares de jogos, para aprender com os seus próprios erros.

Ao fim de 100 mil jogos a AI já tinha atingido um nível equivalente a um jogador humano médio; após 200 mil jogos já tinha um nível equivalente a um jogador humano forte; e daí para a frente... adquiriu capacidades que a tornavam praticamente imbatível contra qualquer oponente humano.




De referir que não foi dada qualquer facilidade a esta AI. A mesma tinha apenas acesso às imagens do jogo tal como se as estivesse a ver num monitor; e os mapas eram também gerados aleatoriamente a cada partida, para garantir que o sistema era capaz de se adaptar a qualquer estilo de mapa mesmo não sabendo o que iria aparecer.

... Tal como a maioria dos humanos saberá, o Deepmind conseguiu chegar a tácticas habituais neste tipo de jogos, como defender a sua bandeira, seguir em grupo para a ofensiva, para que os seus jogadores se pudessem apoiar mutuamente; e até a táctica de fazer "camping" na base inimiga, para os eliminar assim que apareciam e dominar o jogo...

Esperemos que esta aprendizagem de eliminar inimigos não se transponha para o mundo real! ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)